QUEM SOU

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

IRMÃ VERÓNICA MARIA DAS CHAGAS DE CRISTO, CLARISSA COLETINA, REFLECTE SOBRE O DIA DA SUA INVESTIDURA


video




A postulante Sarah Golden, poucos minutos antes de receber o hábito e tornar-se a Irmã Verónica Maria das Chagas de Cristo.

    Após a cerimónia de investidura de uma noviça, esta costuma escrever uma carta para alguns mosteiros, a compartilhar o pensamento sobre este grande dia da sua vida. 
    Aqui está um trecho da carta da Irmã Verónica Mari das Chagas de Cristo:

    A festa de Nossa Senhora do Rosário é o dia do meu Baptismo.  
    Durante o meu retiro de investidura, passei algum tempo a ponderar o significado da palavra "Baptismo", "mergulhar" ou "mergulhar à luz do dia da investidura" de Nosso Senhor, quando foi baptizado no Rio Jordão.
   Quando assumiu a nossa condição humana, Cristo não se limitou a molhar os pés: Mergulhou nas profundezas.  
   Ele queria andar pelos mesmos caminhos que percorremos, e experimentar as mesmas agonias da humanidade caída e ferida que experimentamos, até ao ponto de sentir no Seu próprio corpo as nossas feridas.
   Durante uma manhã de Lectio Divina fui surpreendida de uma maneira nova pela totalidade deste auto-esvaziamento.
   Ia eu a caminho da Lagoa Godden, que forma o extremo mais distante do nosso recinto.
   De longe, vi que a superfície da lagoa estava tingida de cor-de-rosa.
   Cheia de curiosidade, aproximei-me de uma clareira onde tinha uma ampla visão da lagoa, a partir da encosta alta e íngreme da margem.
   Apresentava o aspecto escuro e sombrio do mistério que encobre cada madrugada. 
   A sombria parede cinzenta da floresta misturou subtilmente o turvo reflexo na água.
   Apenas uma área irregular no centro da lagoa - talvez a maior parte, parecia, logo abaixo de onde eu estava - iludiu o alcance das sombras para espelhar o céu azul pálido e as nuvens coradas do crescente amanhecer.
   Por momentos, a cena foi a de um mundo "sentado na escuridão".
   Então, de repente, este mundo levantou-se!
   Apenas vi a lagoa, onde as árvores pareciam crescer para baixo em direcção ao abismo cada vez mais profundo do céu.
   Lá em baixo, no fundo da Lagoa Godden, havia uma ilimitada extensão de eternidade!
    Este passo da Carta aos Hebreus (Heb. 12: 2) brilhou-me na mente: "por causa da alegria que estava diante d' Ele, [Jesus] suportou a cruz, desprezando a sua ignomínia".
    O nosso querido Salvador desceu das alturas celestiais para as águas da miséria humana e, assim, tudo fez por causa do que viu no fim da imersão - a glória do Pai e a salvação do Mundo.
    O auto-esvaziamento de Cristo foi algo que o nosso Seráfico Pai compreendeu muito bem.
     Fui abençoada por estar em retiro durante a novena e solenidade do nosso Pai S. Francisco, que foi instrumento que me guiou para a Família Franciscana, e então dirigi-me a ele para lhe perguntar como melhor me preparar para a graça que  me iria ser concedida.
    A resposta durante o Capítulo da Vigília, através da exortação da nossa Madre Abadessa.
    A Madre usou otema  dos Estigmas de S. Francisco para reflectir sobre as várias maneiras de que sua vida foi "marcada" pela vida de Cristo.
    "Uma dessas maneiras", disse ela, "foi a prontidão com que se despojou de tudo, até mesmo das roupas do corpo, para seguir a Cristo, assim como Cristo se esvaziou até a morte na cruz para salvar a humanidade".
    Parecia-me que esse momento da vida do nosso Seráfico Pai, a sua vestidura,  talvez pudesse ser, se quiserdes, a sua desnudação.
   Sabia que a minha vestidura também seria uma desnudação.
   Sou um tipo de pessoa muito poética, e então o corte do cabelo que fez parte da cerimónia foi para mim muito mais do que um simples gesto simbólico.
...o corte do cabelo que fez parte da cerimónia foi para mim muito mais do que um simples gesto simbólico.
    Com a colheita do cabelo, todas as dimensões da minha vida - coração, mente, corpo, alma - foram arrancadas, e pus a minha vida, em toda a sua vulnerável e indefesa pobreza, nas mãos trespassadas de Cristo.

    A vida do Santo Padre S. Francisco dizia-me: "Sim, sim, dá-Lhe tudo, tudo! Não fiques com nada"!
A vida do Santo Padre S. Francisco dizia-me: "Sim, sim, dá-Lhe tudo, tudo! Não fiques com nada"!
    Que nós, como filhas de Nossa Senhora do Rosário e da nossa Santa Mãe Santa Clara, olhemos sempre para o amor que se esvazia na cruz; Permita-nos ser transfixadas por Ele; E transformar-nos cada vez mais em verdadeiras imagens do próprio Amor, que cura as nossas feridas com as Suas próprias feridas e as transfigura na Sua glória.



Sem comentários:

Enviar um comentário